sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Aeroviários prometem fechar o Afonso Pena no Carnaval

Aeroviários ameaçam realizar uma manifestação que pode comprometer o funcionamento do Aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais, em pleno feriado de Carnaval. Eles pretendem protestar contra o possível fechamento do escritório de aviação civil da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) no Paraná, que fica dentro do aeroporto do Bacacheri, em Curitiba. Nesta sexta-feira (25), pilotos organizaram um protesto em frente ao local.


“A Anac está pretendendo centralizar todos os seus serviços em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília (DF). Porém, isto será extremamente prejudicial aos pilotos, que precisam realizar provas todos os anos para revalidar suas habilitações técnicas. Para cumprir a obrigação, eles terão que se deslocar para as cidades onde houverem escritórios da agência”, explica o gerente de segurança operacional de uma empresa de táxi aéreo, Mário Roberto.


Segundo o piloto em formação Paulo Victor de Castro, no escritório da Anac de Curitiba cerca de 4 mil profissionais realizam prova de renovação de habilitação a cada ano. Além disso, também são feitos exames para pilotos privados e comerciais que estão começando na atividade. Por isso, o fechamento também pode comprometer o ingresso de novos profissionais da área de aviação. “Se o escritório da capital fechar, os pilotos terão prejuízos de tempo e dinheiro. Um processo que aqui (em Curitiba) leva uma semana para sair, irá começar a levar meses”, diz.


Nos próximos dias, manifestações semelhantes à realizada no Aeroporto do Bacacheri podem acontecer em aeroportos de Londrina e Foz do Iguaçu. A Anac divulgou a extinção do escritório de Curitiba em um boletim interno do último dia 18. Segundo a agência, a medida visa reduzir custos administrativos e, ao mesmo tempo, “aumentar a eficiência, eficácia e efetividade do cumprimento de funções institucionais”.


Fonte: http://www.oestadodoparana.com.br/cidades/noticias/2426/?noticia=aeroviarios-prometem-fechar-o-afonso-pena-no-carnaval

Nenhum comentário:

Postar um comentário